Sucessão Apostólica e a Unidade da Igreja!

 


    Foi Jesus quem estabeleceu os 12 apóstolos, em meio aos seus vários discípulos. A esses apóstolos ele transmitiu uma autoridade que ele não transmitiu aos demais, a eles, Jesus contou segredos, a eles Jesus deu autoridade para ligar e desligar na Terra o que seria ligado e desligado nos céus. A eles, Jesus se trancou numa sala fechada na última ceia e contou mistérios que não contou aos demais, que ficaram do lado de fora.

    Todos morreram sem consagrar novos apóstolos, mas consagraram novos bispos, e a esses bispos deram autoridade sobre os cristãos comuns. A Igreja nunca foi uma anarquia.

    Não existem apóstolos como os 12 originais, mas existem bispos, como os apóstolos deixaram, essa é a estrutura da Igreja. A sucessão apostólica refere-se ao fato de que os apóstolos sagraram bispos, esses bispos sagraram outros, outros, outros e outros, não são 12 bispos pra tomar o lugar dos 12 apóstolos. Haviam apóstolos que não sagraram nenhum bispo, outros sagraram vários, muitos foram sagrados em conjunto entre os apóstolos.

    Por exemplo, Irineu de Lião era discípulo de Policarpo de Esmirna que foi discípulo de João em Éfeso. Clemente de Roma, que é citado por Paulo na carta aos Filipenses. Inácio de Antioquia foi discípulo de Pedro e assim por diante. Os Bispos são autoridades sagradas pelos apóstolos e esses Bispos escolheram outros e outros e outros.

    Uma crítica ao protestantismo é que não existe um cerne, algo que unifica, cada denominação prega uma doutrina diferente, eles vão rompendo entre si por cismas, e assim saem por aí, alugando depósitos para fixarem novas placas denominacionais. Não é assim na história da Igreja, pois ela deveria ser um corpo só:

 

 

Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.

Efésios 4:4-6

 

 

    O protestantismo ser composto por mais de 20.000 igrejas, cada uma pregando uma doutrina, porém ainda assim se considerando membros de uma unidade entre elas, qual a única coisa que eles vão rejeitar e repudiar? Que haja uma Igreja que reivindique ser a única e que só há uma Doutrina Verdadeira. Doutrina essa que se você discordar dela, se torna automaticamente herege.

 

SÓ EXISTE UMA IGREJA, e ela é visível!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"E tenho as chaves da morte e do Hades"

Nova Aliança e Nova Lei!

O Dilúvio e os Dinossauros