Pecado Mortal
Todo pecado é ofensivo a Deus, originário da rebeldia, cuja recompensa é a morte, mas nem todo pecado é mortal.
Assim como as obras dos santos receberão recompensas com graus de importância distintos (I Co 3,8), o mesmo ocorrerá com as punições para os pecados, que tem graus de gravidade que não são uniformes. _"E o escravo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, com muitos açoites será castigado! Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado."_ (Lc 12,47-48)
_"Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não conduz à morte, ore, e Deus dará vida ao pecador. Quanto as transgressões que conduzem à morte, não são a respeito destes que eu vos recomendo orar."_ (I Jo 5, 16)
_"Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem."_ - Jo 19, 11
O que são pecados mortais, portanto? É pecado mortal todo aquele pecado (Mt 12,31-32, I Co 6,9-10, Gl 5,19, Cl 3,5) gravíssimo, consciente e deliberadamente praticado, que ofende a Deus a tal ponto que rompe o elo de ligação da Alma com o Sacrifício Salvífico de Cristo tão logo é praticado (latae sententiae). Ou seja, já na prática do ato, a ofensa foi de tal nível que desconectou o cristão com a Salvação. Se, nesse estado, morrer, será condenado ao inferno, portanto. Aos demais pecados, ofensivos a Deus, porém não graves a tal ponto de até mesmo romper o próprio elo de ligação do pecador com Cristo, denominamos pecados veniais.
É basicamente a diferença entre a esposa ser muito ciumenta e querer afastar o marido das boas amizades. A esposa mentir pro marido e ir pra festas/baladas e a mulher trair o marido. Todas são faltas, mas com graus de severidade diferentes.
Comentários
Postar um comentário