As origens dos textos do Antigo Testamento
A respeito das origens dos textos do Antigo Testamento, vamos deixar apenas mais uma reflexão. Vamos ao argumento: “O relato da criação tem origem pagã”
Deus deixou suas pegadas em toda a Criação!
“No princípio, Deus criou o céu e a terra. Ora, a terra estava vazia e vaga, as trevas cobriam o abismo, e um vento de Deus pairava sobre as águas. Deus disse: “Haja luz” e houve luz.”
A gente ensina - corretamente - que Deus criou tudo do “nada”. Isso é uma obviedade. Afinal, Ele é Ato Puro (como define Tomas de Aquino), o Motor Imóvel descoberto por Aristóteles muito tempo antes de Cristo nascer, etc...
PORÉM, o primeiro relato da criação mostra uma cena onde Elohym cria o mundo quando já parece existir alguns elementos... como a água, por exemplo. Essa ideia de elementos fundamentais é um arquétipo curioso. Até Pedro fala deles, ao dizer que na Parusia “os elementos” se desfarão em fogo...
Tem mais: esse grande mar, oceano ou seja lá o que for, é descrito como um grande CAOS! Isso é valioso! O Caos é, na mitologia, o terror dos terrores! Quase o deus dos deuses, considerando que até os deuses o temem! Inclusve é por isso que haviam pirâmides no Egito, pois acreditava-se que ela era uma emulação da jornada noturna do Deus Set nas profundezas, onde ele precisava vencer o Caos, ou o Sol não nascia... ele ‘entra’ na tumba, lutava, vencia, e saía do outro lado com ou como o Sol!!!!!!
Essa mitologia fazia parte da cultura do israel escravo, que ficou 400 anos no Egito!
Moisés, contudo, descreve Elohym como o Senhor que domina o CAOS original (mito)! Mais do que isso: não é uma luta! O Espírito de Elohym PAIRA sobre a face do CAOS. Ele zomba do caos! Ele está tranquilo, tomando água de coco na cara DO MONSTRO!
Então, Israel não precisa temer, nem precisa desejar retornar para o Egito! O seu Deus é maior. E essa é a mesma mensagem das pragas. Cada praga é o Deus de Israel vencendo uma divindade pagã do Egito.
O ponto aqui é que Moisés usa um mito - DO CAOS ORIGINAL - para descrever a criação que, como sabemos, foi a partir do nada.
Comentários
Postar um comentário