Como entender Mateus 10:28?

 


Muitas pessoas aprenderam a temer coisas que não devem temer, mas nunca aprenderam a temer a Deus. E para conquistar esse público, muitos teólogos tentam afastar a imagem de tormento eterno. Os mortalistas, são em especial esses teólogos e nesse post iremos expor os principais argumentos contra um dos mais contundentes versos da bíblia:


"E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo."

Mateus 10:28

Faremos uma refutação as falácias expostas pelos mortalistas e defenderemos a fé cristã.


 

Vamos analisar alguns dois argumentos, muito comum dos mortalistas:

1° Argumento) Mateus 10:28 dentro do mesmo contexto em sua primeira e segunda parte, apontam para a aniquilação do físico e do espiritual (fé, esperança, amor, paixão, racionalidade etc...), e que ao analisar alguns versos acima, entenderemos que se refere a primeira parte a não temer aqueles que podem nos conduzir a morte fisica, mas não nos condenar ao juízo:

 

 

Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos, sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas. 

 Mateus 10:16

 

"Sereis odiados de todos por causa do meu nome"

 Mateus 10:22

Assim, de acordo com os mortalistas, o contexto expõe exatamente o que diz a primeira parte de Mateus 10:28, Não temam aqueles que podem matar o corpo (os apóstolos foram mortos, menos João), mas não podem matar a alma (esperança, fé, consciência da obra de Deus). Mataram a Paulo, cortaram-lhe a cabeça, mas não lhe mataram a esperança e fé no messias. Ou seja, que aniquilar a alma seria acabar com a esperança, fé, paixões, emoções etc...

 

- Resposta: É incrível como os mortalistas conseguem fazer tantos malabarismos só para não concordar com o texto bíblico. O texto é claro: quer dizer que eles seriam perseguidos, e estariam passíveis de morte por "aqueles que matam" o corpo. Só que o que é mais importante é o destino da alma, e Deus tem poder sobre o corpo e a alma.

"Os perseguidores podem (in)tentar matar vocês por causa do evangelho, mas não os temais, pois não podem fazer mais nada depois disso, com a alma. Mas Deus pode lançar no Geena a alma e o corpo para tormento eterno, portanto é melhor temer a Deus, pois Deus pode fazer isso se vocês negarem a Cristo, o que é pior do que sofrer a morte física".

 Não existe essa utilização de ψυχή para fé, esperança, amor. Isso é uma inferência grotesca. Logo esse argumento de acabar com a esperança, fé, paixões, emoções não tem base bíblica.


2° Argumento) Os mortalistas dizem que "Perecer" que vem do grego ἀπόλλυμι da raiz de ἀπό que podem é matar, destruir, aniquilar.



- Resposta: Mais um malabarismo ai, pois o termo em grego deve ser analisado no seu contexto. A exegese analisa o verbo no seu devido contexto e o uso geral do termo. A palavra tem um sentido diferente a cada contexto semântico, que de acordo com termo ἀπόλλυμι, será melhor traduzido para "perecer, estar perdido, arruinado".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"E tenho as chaves da morte e do Hades"

Nova Aliança e Nova Lei!

O Dilúvio e os Dinossauros