Jesus é Deus!
Neste post iremos analisar João capítulo 1 verso 1, onde há a menção mais clara que Jesus é Deus! Para isso vamos inicialmente analisar o verso 1 no idioma original, o Grego Koiné:
Ἐν ἀρχῇ ἦν ὁ Λόγος καὶ ὁ Λόγος ἦν πρὸς τὸν Θεόν καὶ Θεὸς ἦν ὁ Λόγος
Quando João usou o termo "Logos", estava propositalmente fazendo referência a um debate filosófico muito amplo e bem conhecido. 540 anos antes de Jesus, na cidade de Éfeso, nascia Heráclito, ele acreditava que existisse um tipo de “razão universal” que governasse tudo o que acontece na natureza. Essa razão universal seria uma espécie de “lei universal”, comum a todos, pela qual todos os homens deveriam se orientar, ainda que a maior parte deles viva segundo seu próprio conselho. Heráclito enxergava uma unidade, ou totalidade, nas transformações da natureza, como se todas as coisas tivessem uma mesma origem. Até a tal razão, ou lei universal também teria essa origem. E essa origem foi chamada por ele de Logos
Vamos nos dedicar a essa parte aqui “… καὶ Θεὸς ἦν ὁ Λόγος.”
Essas palavras em João 1: 1 são substantivos.
Θεὸς (Deus)
Λόγος (Palavra)
Ambos os substantivos são masculinos segundo inflexão em sua forma. A segunda forma flexional masculina do artigo definido no caso nominativo é ὁ; no acusativo é τὸν. Estes são os duas formas do artigo particular que vemos em João 1:1.
“καὶ Θεὸς ἦν ὁ Λόγος.”
Olhe novamente, veja a presença dos dois substantivos: εὸς en ος. Também há a presença do artigo específico, ὁ, antes de Λόγος, mas não antes de Θεὸς.
Estritamente baseado na ordem das palavras gregas, o português ser equivalente a esta passagem, é Deus era a Palavra.
Para concluir, João usa um termo "Logos" que significa Razão Universal e pelo grego vemos que ele faz a afirmação Deus é esse Logos. Assim conclui-se que Jesus é Deus
Comentários
Postar um comentário