Nova Aliança e Nova Lei!

 


A nova aliança é a promessa que Deus faz com a humanidade de que perdoará o pecado e restaurará a comunhão com aqueles cujos corações estão voltados para Ele. Jesus Cristo é o mediador da nova aliança, e a Sua morte na cruz é a base da promessa:

"Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós."

Lucas 22:20


A antiga aliança que Deus tinha estabelecido com o Seu povo exigia obediência estrita à lei mosaica. Essa Lei exigia que Israel realizasse sacrifícios diários para expiar o pecado. No entanto, Moisés, por meio do qual Deus estabeleceu a antiga aliança, também antecipou a nova aliança. Em um dos seus discursos finais à nação de Israel, Moisés esperava com antecipação um tempo em que Israel receberia um coração para entender

"Porém não vos tem dado o Senhor um coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir, até ao dia de hoje."

Deuteronômio 29:4


Não estamos mais sob a Lei, mas sob a graça. A antiga aliança cumpriu o seu propósito, e tem sido substituída por "uma aliança superior" 

"De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador."


Hebreus 7:22 


Sob a nova aliança, temos a oportunidade de receber a salvação como um presente gratuito. Nossa responsabilidade é exercer fé em Cristo. Mais versos sobre a nova aliança: 


“Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR. Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados. Assim diz o SENHOR, que dá o sol para luz do dia, e as ordenanças da lua e das estrelas para luz da noite, que agita o mar, bramando as suas ondas; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome. Se falharem estas ordenanças de diante de mim, diz o SENHOR, deixará também a descendência de Israel de ser uma nação diante de mim para sempre.” 


Jeremias 31:31-36


“E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê. Vede, pois, que não venha sobre vós o que está dito nos profetas: Vede, ó desprezadores, e espantai-vos e desaparecei; porque opero uma obra em vossos dias, obra tal que não crereis, se alguém vo-la contar.” 


Atos 13:39-41

 

“Esta é a aliança que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, e as escreverei em seus entendimentos; acrescenta:” 


Hebreus 10:16

 

“Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.” 


Hebreus 8:13

 

“Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei."

 "Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade” 


Hebreus 7:12,18

 

Jesus é sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. As leis levíticas passaram:

 

“Onde está logo a vanglória? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.” 


Romanos 3:27

 

“Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” 


Romanos 8:4

 

“Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.” 


Romamos 7:6

 

Jesus cumpriu a lei ativa e passivamente, passivamente se cumpre em nós, pois a sua crucificação foi vicária:

“Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;” (Gl 3:10-13)



Cristo é o fim da lei. A lei apontava e conduzia a Cristo. Cristo é a nossa lei!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"E tenho as chaves da morte e do Hades"

O Dilúvio e os Dinossauros