O nome e os nomes-títulos - dados a Deus no Antigo Testamento tem origem pagã?

 



Esse é um assunto meio complicado, mas podemos começar pegando, por exemplo, a raiz "El" que tem em muitos nomes ou títulos de Deus no Antigo Testamento. É amplamente reconhecido que essa raiz tem a ver com o "pai" ou "chefão" do panteão de divindades pagãs entorno de Israel. Por alguma razão, os judeus se apropriaram dessa raíz e dela criaram vários nomes para o seu próprio Deus, que originalmente, era simplesmente uma divindade tribal (a quem eles viam como "o Deus dos deuses". Inclusive cantavam: "o SENHOR está assentado NA ASSEMBLÉIA dos deuses"

Isso é um fato teológico amplamente conhecido e reconhecido! E podemos verificar coisas semelhantes até mesmo sobre o nome sagrado que atualmente se translitera como Yahweh! Esse nome também tem raízes em deuses do paganismo do entorno de israel. 

Mais do que isso, o Deus do Antigo Testamento tem uma certa origem nos mitos da metalurgia! Incluse tem um profeta que diz que Yahweh veio de terras estrangeiras! 


 YHWH é de origem pagã?


Há muitos debates sobre, mas atualmente acredita-se que sim, por exemplo, Smith tem uma tese bem interessante sobre ele ter sido adorado primeiro em Edom, mas há outras possibilidades. 

Mesmo na Bíblia há indícios disso. Se observarmos, por exemplo, no nome da mãe de Moisés. Por essas e outras é muito valioso ler o hebraico, você pega uns detalhes muito interessantes. 

Vejamos um exemplo simples sobre possíveis origens da raiz do nome. Veja, estamos falando da raiz em si, e não do nome propriamente. Porque aqui tem um detalhe curioso, somente no Antigo Testamento tem o nome Yahweh (ou como preferir transliterar). O nome como tal é exclusivamente "judeu" ou "hebreu", enfim... 

Mas a raiz não parece ser tal exclusiva assim. Por exemplo Shasu de Yhw, do egípcio : 𓇌𓉔𓍯𓅱 yhwꜣw ) em uma inscrição egípcia da época de Amenhotep III (1402–1363 aC). Pode ter sido a primeira referencia a raiz do nome

 Shasu de Yhw


Citamos também um poema misterioso: 

"Quando o Altíssimo - ‛Elyôn - repartia as nações, quando espalhava os filhos de Adão ele fixou fronteiras para os povos, conforme o número dos filhos de Deus; 

Mas a parte de Iahweh - יְהֹוָה -foi o seu povo, o lote da sua herança foi Jacó" (Deuteronômio 32.8,9). 


As traduções evangélicas amenizam um pouco. Mas a cena é a seguinte, ao que tudo indica: Elyon está dividindo sua herança, logo, ele é o Pai. E para Yahweh, que na cena parece ser seu filho, ou um dos seus filhos, a herança que lhe cabe é Israel!

Essa cena é fantástica! Mas também intrigante! Não é atoa que alguns judeus chegam a sugerir que Yahweh seria uma hipóstase de Deus! Não parece, mas faz muito sentido dentro da dogmática cristã!

Lembrando que "Elyon", tem origem nos mitos pagãos da época. A NTLH tenta amenizar essa cena, pois coloca Deus como o criador da idolatria (claro que fizeram isso sem querer). Vejam:


Quando o Altíssimo separou os povos e deu a cada povo as suas terras, ele marcou as fronteiras das nações, dando a cada uma o seu próprio deus. Mas escolheu Israel para ser o seu povo; os descendentes de Jacó pertencem ao SENHOR (Nova Tradução na Linguagem de Hoje).


É maravilhoso como Deus usou até mesmo o paganismo para PREPARAR o mundo para SUA REVELAÇÃO!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"E tenho as chaves da morte e do Hades"

Nova Aliança e Nova Lei!

O Dilúvio e os Dinossauros