Heresias sobre a Trindade
Audianismo – Deus-Pai tomou a forma humana.
Ebionismo - Jesus era o Messias, mas não era Deus. Semelhanças com o Psilantropismo.
Marcionismo - O Deus mal do Antigo Testamento era um Deus distinto do Deus misericordioso e bom do Antigo Testamento.
Adocionismo - Cristo é um simples homem nascido humano que foi eleito e adotado por Deus por ocasião de seu batismo. Como se Deus tivesse usado o homem Jesus como um tipo de marionete desde o Batismo e saído dele na crucificação. Daí a exclamação de Jesus: "Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonaste?"
Arianismo - Negava a pré-existência e a consubstancialidade de Cristo ao Deus-Pai. Jesus é Filho de Deus e não o próprio Deus de si, por si. É a primeira-criatura de Deus.
Apolinarismo - É o oposto do Adocionismo e Nestorianismo. Prega que Jesus não tinha Alma humana. No homem Jesus, temos um corpo (a sede das emoções) tomado pela Divindade, onde Deus exerce no corpo o que a alma humana exerceria. Como um tipo de cápsula.
Docetismo - Negava que Jesus se fez homem de verdade. E explicava o corpo físico de Jesus defendendo que ele era mera ilusão ou aparência, pois Jesus era imaterial.
Kenotismo – O inverso do Docetismo. De alguma forma, Jesus é homem e apenas aparentemente é Deus (Sempiternus Rex Christus).
Macedonianismo - Espírito Santo foi uma criação do Filho e servo do Pai e do Filho.
Monarquianismo - Enfatiza a unidade absoluta de Deus, em contraponto à Trindade.
Sabelianismo/Unicismo - Um ramo do Monarquianismo que defende que Deus seja uma só pessoa, manifestando-se e operando em diferentes "modos" ou aspectos, como Pai, Filho e Espírito Santo.
Monofisismo - Como em Jesus havia apenas uma natureza (mía fýsis) divina, pregava houve uma "mudança" da natureza humana e Divina de Jesus. Dentro dessa corrente, havia várias possibilidades monofisitas. Por exemplo, que a Divindade "tomou posse e fez desaparecer" a humanidade. A analogia muito usada é da gota de mel se diluindo no oceano. Outra corrente dizia o inverso, que a Divindade se esvaziou na humanidade. Outros, que houve uma "mistura" das duas naturezas e outros faziam mesclas com o Apolinarismo.
Miafisismo - Divindade e Humanidade de Cristo estão unidas sem separação, sem confusão e sem alteração em uma única e singular natureza (physis).
Monotelismo - Jesus tinha duas naturezas, mas apenas uma vontade e só a natureza divina operava.
Nestorianismo - Jesus existe como duas pessoas, Jesus Humano e o Logos, ao invés de uma só pessoa com duas naturezas. Deus e Jesus não estão unidos, mas sim justapostos e conjuntos.
Patripassianismo - Deus, Pai, sofreu na Cruz, pois Jesus e o Pai não são pessoas distintas.
Pneumatômacos - O Espírito existe, mas não é Deus.
Triteísmo - Há três pessoas separadas e distintas em consciência, mas não em propósito.
Cláusula Filioque - O Espírito Santo procede do Pai e do Filho ou apenas do Filho?
Comentários
Postar um comentário