Não Há Salvação Fora da Igreja!
Eis a afirmação: "Não há salvação fora da Igreja". Qual seria a base bíblica?
Primeiro vamos usar a lógica, só existe um único Corpo de Cristo. Não existem dois corpos, se alguém for salvo, é porque entrou dentro desse Corpo.
Segundo, vamos para a base bíblica, obviamente para responder a questão:
Efésios 4
4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
5 Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
Mas será que pessoas das várias denominações podem ser salvas? Pode alguém fora da verdadeira igreja ser salvo?
Não. Fora da verdadeira Igreja, que possui a doutrina Apostólica, ninguém pode salvar-se, como ninguém pôde salvar-se do dilúvio fora da arca de Noé, que era uma figura desta Igreja.
Mas quem se encontrasse, sem culpa sua, fora da Igreja, poderia salvar-se?
A resposta é que quem, encontrando-se sem culpa sua — quer dizer, em boa fé — fora da Igreja, tivesse recebido o batismo, ou tivesse desejo, ao menos implícito, de o receber e, além disso, procurasse sinceramente a verdade, e cumprisse a vontade de Deus da melhor maneira possível, ainda que separado do corpo da Igreja, estaria unido à alma dela, e portanto no caminho da salvação.
Será salvo pela inocência. A pessoa acredita estar salva no caminho que está. Então quais os requisitos? Os requisitos são:
- Receber o batismo de fato ou de desejo, ou seja estar fora da Igreja de boa-fé e cumprir a vontade de Deus da melhor maneira possível.
Dividimos o batismo de desejo em implícito e explícito
- Batismo explícito: Você prega, a pessoa aceita e se converte. Exemplo: enquanto a pessoa se dirige às águas para o batismo, um atirador fuzila a pessoa e ela morre antes do batismo.
- Batismo implícito: A pessoa está fora da Igreja por falta - sem culpa sua - de alguma informação essencial que, se ela tivesse, entraria na Igreja.
Comentários
Postar um comentário