Perdição eterna ou Destruição eterna?
Vamos a questão:
E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
2 Pedro 2:1
Esse ἀπώλειαν é derivado do "apollumi". No contexto do capítulo esse termo se refere a perdição eterna ou destruição eterna (aniquilamento)?
Resposta: Perdição eterna ✓
ταχινὴν ἀπώλειαν (tachinēn apōleian) significa perdição, ruína ou destruição repentina. Primeiramente, tem um aspecto espiritual de perdição e, ipso facto, de sofrimento ou destruição. Destruição é o senso fulcral de ἀπώλεια.
O próprio contexto vai mostrar do que se trata essa perdição:
_“E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. Porque, se Deus não poupou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;”_ (2Pe 2:3-4)
O Apóstolo Pedro tece argumentos de prótase e apódose, isto é, de enunciação condicional preparatória (prótase) e de consequência desta (apódose).
A prótase começa no versículo 4, e termina no versículo 8.
A apódose esperada do versículo 4 se encontra no versículo 9, e funcionaria assim: _se Deus não poupou aos anjos... sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados._
[Veja que a perdição repentina é reservar para serem castigados, ou reservar castigados até o dia do juízo.
Portanto, a repentina perdição não se refere a um ~aniquilamento~, mas sim ao estado de perdição espiritual e castigo eterno. É uma consequência clara do fato de negar Cristo.
_“Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.”_ (2Pe 2:20)
A ruína dos falsos profetas é a condição irrevogável de condenação eterna que também é uma destruição do corpo e da alma.
_“Recebendo o galardão da injustiça; pois que tais homens têm prazer nos deleites cotidianos; manchas são eles e máculas, deleitando-se em seus enganos, quando se banqueteiam convosco;”_ (2Pe 2:13)
A PERDIÇÃO É O GALARDÃO DA INJUSTIÇA
_“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.”_ (2Pe 3:9)
UM DOS TEMAS CENTRAIS DA SEGUNDA EPÍSTOLA DE PEDRO É O FALSO ENSINO DOS HOMENS, QUE DIZ RESPEITO, TAMBÉM, À SALVAÇÃO.
_“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente *heresias de perdição* e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.”_ (2Pe 2:1)
Comentários
Postar um comentário