Sábado é para cristão?

 



Refutação a todos os argumentos sobre o sábado ser guardado atualmente


1°) Guarde se quiser ficou demonstrado que Israel deveria guardar e não os gentios.


[[Gn 2:3]] Tanakh+ וַיְבָ֤רֶךְ אֱלֹהִים֙ אֶת־י֣וֹם הַשְּׁבִיעִ֔י וַיְקַדֵּ֖שׁ אֹת֑וֹ כִּ֣י ב֤וֹ שָׁבַת֙ מִכָּל־מְלַאכְתּ֔וֹ אֲשֶׁר־בָּרָ֥א אֱלֹהִ֖ים לַעֲשֽׂוֹת׃ פ

Veja a construção do verbo descansou vem de SHAVAT

Shavat é um tronco qal da voz ativa

Da 3° PESSOA do masculino singular

Shavat se originou do termo SHEVII sig: greve

Shavat significa CESSAR


[[Gn 2:3]] Tanakh+ וַיְבָ֤רֶךְ אֱלֹהִים֙ אֶת־י֣וֹם הַשְּׁבִיעִ֔י וַיְקַדֵּ֖שׁ אֹת֑וֹ כִּ֣י ב֤וֹ שָׁבַת֙ מִכָּל־מְלַאכְתּ֔וֹ אֲשֶׁר־בָּרָ֥א אֱלֹהִ֖ים לַעֲשֽׂוֹת׃ פ

Veja a construção do verbo descansou vem de SHAVAT

Shavat é um tronco qal da voz ativa

Da 3° PESSOA do masculino singular

Shavat se originou do termo SHEVII sig: greve

Shavat significa CESSAR


Então em Genesis 2:3 Não existe O verbo DESCANSOU, e sim CESSOU

Veja que o TEMPO verbal do QAL perfeito é mudado quando existir um VAV consecutivo

Vayi <<< vav consecutivo

O VAV consecutivo muda o tempo perfeito para imperfeito, o QAL imperfeito é FUTURO guardarás, descansarás, etc...

Porem não existe o VAV consecutivo em Genesis 2:3


2°) MITOS SOBRE O SÁBADO


Mito: Deus instituiu o sábado quando descansou no sétimo dia.

Fato: A Bíblia diz: “ABENÇOOU Deus o sétimo dia, e o SANTIFICOU; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera.” (Gênesis 2:3, Almeida, Edição Contemporânea) Esse versículo apenas menciona o que Deus fez no sétimo dia criativo; não contém nenhuma lei para os humanos. E, antes de Moisés, a Bíblia não fala de ninguém guardando o sábado.


3°) O SÁBADO DA CRIAÇÃO


O SHABBAT - Deus celebrou o sétimo dia após a criação e abençoou este dia e o SANTIFICOU n 2.2,3). Aqui está a base do sábado institucional e do sábado legal. O sábado legal não foi instituído aqui; isso só aconteceu com a promulgação da lei. O substantivo SHABBAT, “sábado”, não aparece aqui, na criação. Surge pela primeira vez no evento do maná (Êx 16.22,23).


4°,5° e 6°) O SÁBADO INSTITUCIONAL


Desde a criação. É o sábado para descanso de todos os povos. É uma questão moral que Deus estabeleceu para a raça humana ao comemorar a criação. Tornou modelo e uma forma natural para toda a raça humana. É a ordem natural das coisas: os campos precisam de repouso, as máquinas necessitam parar para manutenção e assim por diante (Lv 25.4). O sábado institucional, portanto, não se refere ao sétimo dia da semana; pode ser qualquer dia ou um período de descanso (Hb 4.8).

Não era mandamento. O sétimo dia da criação não era mandamento, mas revela a necessidade natural do descanso de toda a natureza. O repouso noturno de cada dia não é suficiente para isso. Deus abençoou e santificou esse dia não somente para comemorar a obra da criação mas para que, nesse dia, todos cessem o trabalho e assim descansem física e mentalmente para oferecer o seu culto de adoração a Deus.

Os patriarcas não guardaram o sábado. O livro de Gênesis não menciona os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó observando o sábado. Segundo Justino, o Mártir, Abraão e seus descendentes até o Sinai agradaram a Deus sem o sábado (Diálogo com Trifão 19.5). Irineu de Lião diz que Abraão, “sem circuncisão e sem observância do sábado, ‘acreditou em Deus e lhe foi imputado a justiça e foi chamado amigo de Deus’” (Contra as Heresias, Livro IV, 16.2).


7°,8° e 9°) Em Marcos 8.27 Jesus pergunta aos discípulos “Quem dizem os homens que eu sou?”. Certamente Jesus não estava falando ai de todos os homens (humanidade) , mas apenas dos judeus de seu país. Novamente a palavra para homem é ANTROPOS, mas nem por isso se alarga a todo o gênero humano. Note também que o texto não diz que o sábado é um mandamento desde o princípio da criação como é o caso do matrimônio Mateus 19.4. O texto nem menciona se quer algum personagem do livro de Gênesis!

Se foi essa a intenção de Moisés (provar que o sábado foi guardado desde o Éden) ele falhou barbaramente.

O sábado não foi oferecido a todas as nações. Só era determinado à nação de Israel. Olhe para Deuteronômio 5:1-15 onde se encontram as ordens dadas a Israel. É dito claramente que Deus não deu o sábado ou outras ordenanças da lei aos pais, veja especialmente os versos 2-3.

Mas, se os sabatistas se apegam à palavra “homem” no texto para provar que o “sétimo dia” ou “dia do sábado”, foi feito para o homem em geral, eles acabam por fim destruindo aquilo que mais defendem no sábado – sua natureza moral. Pois, se o sábado foi feito para o homem, então onde está sua natureza moral? Princípios morais por natureza são aqueles que sempre existiram, não tiveram começo. Se o sábado teve de ser “feito” significa que ele não faz parte da eterna lei moral de Deus como querem os adventistas.

Cabe aqui uma pergunta: onde está escrito que o restante dos mandamentos teve de ser “feito”? Em nenhum lugar!


10°) Ora, se o SÁBADO fosse um mandamento MORAL como alardeiam nossos oponentes, porque então precisou ser SANTIFICADO? Um mandamento MORAL não precisa ser santificado, pois é tal por natureza. Imagine Deus precisando santificar algo que por natureza já o é! Demais disso, não se pode afirmar que o sétimo dia de Gênesis seja literalmente 24 horas, pois não fornece a mesma sequência dos outros dias, isto é, “houve tarde e manhã o dia tal”, mas quanto ao SÁBADO só reza que Deus descansou nele e pronto. Este repouso é o repouso de Deus de HEBREUS 4:9 no qual entramos pela fé em Cristo, e duma perspectiva escatológica, ainda iremos entrar.

E tem mais: se Adão foi criado no sexto dia não justificaria ele ter de descansar já no dia seguinte, sem falar que ele estaria quebrando o mandamento de primeiro trabalhar seis dias e só então, descansar um, pois só merece o descanso divino quem trabalha.


11°) UM PRECEITO CERIMONIAL


O sacerdote no Templo. O Senhor Jesus Cristo disse mais de uma vez que a guarda do sábado é um preceito cerimonial. Ele colocou o quarto mandamento na mesma categoria dos pães da proposição (Mt 12.2-4). Veja ainda a que Jesus se referia quando falou a respeito desse ritual mencionado em Êxodo 29.33, Levítico 22.10 e 1 Samuel 21.6. Disse igualmente que “os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa” (Mt 12.5), ao passo que não existe concessão para preceitos morais.

A circuncisão no sábado. Se o oitavo dia da circuncisão do menino coincidir com um sábado, ela tem que ser feita no sábado, nem antes e nem depois. Assim, Jesus mais uma vez declara o quarto mandamento como preceito cerimonial e coloca a circuncisão acima do sábado (Jo 7.22,23 cf. Lv 12.3). Um mandamento moral é obrigatório por sua própria natureza.


12°) Conhecendo esses eruditos( Albert Barnes, Adam Clarck, keil & Delitzsch, Matthew Henry, Ezequias Soares) Certamente eles resolvem essa situação de foma simples, quando tratam do shabbatt vindouro que seria o descanso dos remidos na eternidade. Esse sábado tem um simbolismo de dia infinito sem nome, mas na eternidade deixado aos santos na escatologia bíblica. 

Todas essas escoras ruem entre os escombros da sofismática interpretação em torno de Mc 2.27, pois são erigidas sobre bases falsas de premissas contraditórias, uma mistura de sofisma com subterfúgio.

Considere ainda mais algumas questões concernente ao contexto da disputa entre Jesus e os fariseus na questão do sábado.

a. O contexto não enfoca a universalidade do sábado, mas a autoridade de Jesus sobre ele.

b. Jesus não alargou o mandamento, mas Restringiu-o aos judeus.

c. Se Jesus estivesse realmente dizendo que o sábado era para todo ser humano, isto teria levantado outra controvérsia com o fariseu e não refutado ele, pois estes consideravam o sábado como posse única da nação judaica (cf. Jubileus 2:19).

A palavra antropos se aplica perfeitamente aos judeus, pois este certamente não é um animal, mas um homem, isto é, pertence a raça humana. Como já dissemos, a Bíblia às vezes usa este tipo de recurso de tomar a parte pelo todo.

O fariseu tocou no comportamento dos discípulos e não dos gentios. Ele havia superestimado a importância do sábado e Jesus respondeu a ele não para aumentar ainda mais sua importância, mas para restringi-la. Seu ponto de vista era que o sábado foi feito para servir às pessoas e não o contrário. Para exemplificar isto podemos dizer que a “circuncisão foi feita para seres humanos e não para os anjos”. Com isto ninguém em sã consciência iria insinuar que a circuncisão era para todo gênero humano, mas tão somente para os judeus.

Para provar isto temos ainda a redação do apóstolo Mateus deste episódio. Mateus após acrescentar em seu evangelho que Jesus na nova aliança é nosso descanso sequência dois episódios dos discípulos infringindo as leis do sábado. Veja Mateus 11.28; 12.1-12. Com isso fica claro que a disputa girava em torno das questões que se restringiam apenas aos judeus e não a toda a humanidade!

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