As 3 pessoas da Trindade



O Espírito Santo NÃO é o Pai. O Pai é Deus enquanto conhecedor:

- O Filho é Deus enquanto CONHECIDO

- O Espírito Santo é Deus enquanto Amado

Deus é Espírito (João 4:24) um espírito é uma substância imaterial dotada de INTELIGÊNCIA e VONTADE. A inteligência ao conhecer gera uma ideia do objeto conhecido. Por exemplo eu ao conhecer uma pessoa concebo na minha inteligência uma ideia do que esssa pessoa é, tipo "Fulano é um rapaz protestante, tem um filho, joga videogame etc..."

E isso é assim com tudo, inclusive com nós mesmos, nós temos uma ideia de quem somos.

Deus ao se conhecer gera na sua inteligência uma IDÉIA do que Ele é. Essa ideia d'Ele não pode ser maior do que Ele (porque senão Deus seria soberbo)

Também não pode ser menor do que Ele (porque senão Deus seria ignorante). Essa Idéia que Deus tem de Si mesmo é ABSOLUTAMENTE IGUAL à Ele mesmo. Nós não conhecemos as coisas (nem a nós mesmos) perfeitamente. Eu não sei tudo sobre mim, não sei por exemplo quantos fios de cabelo tenho na cabeça ou que dia que eu vou morrer. Deus conhece absolutamente TUDO sobre Ele mesmo. Pelo que a Ideia que Ele tem de Si mesmo, sendo Absoluta e Perfeita é IGUAL a Ele mesmo. É ELE mesmo numa segunda Pessoa.

Chamamos essa segunda Pessoa de VERBO, porque Verbo (em latim Verbum, em grego Logos) significa Palavra. A Palavra é a Expressão da Ideia de uma Coisa. Por isso está escrito "No Princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus"

Também chamamos ao Verbo de FILHO de Deus. Ser filho é ser:


a) produto de um ato vital; (a reprodução, só os seres vivos se reproduzem)

b) da mesma natureza que o gerador;

c) e semelhante a Ele.


Ora, o Verbo que Deus gera de Si mesmo vem de um ato vital - o conhecimento - só os seres que tem vida podem conhecer. 

Além disso, o Verbo é, não só da mesma natureza, mas até da mesma SUBSTÂNCIA que Deus. Por exemplo, nós dois somos da mesma natureza (humana) mas não somos da mesma SUBSTÂNCIA. Eu sou eu, e você é você. Agora o Verbo e Deus são da mesma SUBSTÂNCIA. São o Mesmo!

Finalmente, a Idéia que Deus tem de Si mesmo é mais do que semelhante a Deus, pois é igual a Ele. Logo, na processão intelectiva de Deus, na geração do Verbo, se realizam as três condições necessárias para haver filiação.

Portanto, a Idéia que Deus concebe de Si mesmo - o Verbo - pode, e deve, ser chamada de Filho de Deus, e o seu gerador é o Pai.


Deus conhecedor = Pai

Deus conhecido = Filho


O Filho é a Sabedoria de Deus, a Inteligência de Deus. Por isso a Bíblia começa dizendo 


"No Princípio Deus criou o Céu e a Terra"

Princípio em hebraico, Bereshit, indica, não um começo no tempo, mas uma ENTIDADE, um Ser. Os rabinos judeus discutiam o que era esse Princípio no qual Deus criou o céu e a terra. Seria um anjo? Na época de Salomão, quando a idolatria entrou em Israel, alguns chegaram a sugerir que o Bereshit (No Princípio) era um outro deus! Assim teriam dois deuses, o Bereshit e o Elohim.

 O Novo Testamento responde essa pergunta: Bereshit era o Verbo!

"No Princípio era o Verbo" (João 1:1)

No Princípio não é outro deus, mas o MESMO DEUS em segunda Pessoa, o Verbo de Deus, o Filho de Deus. Foi no Filho - ou seja na Sua Inteligência - que o Pai criou o céu e a terra.

"Todas as coisas foram feitas por Ele, e nada do que foi feito, foi feito sem Ele"     (Jo. 1:3).

Por isso Cristo disse aos judeus "Eu sou o Princípio, eu que falo convosco" (João 8:25)

Por isso no Apocalipse, na carta as sete igrejas, Jesus diz "Assim fala o Princípio da Criação de Deus" Paulo também diz "Ele é o Princípio no qual tudo se criou" e também em outra passagem diz "Ele é o Sim e o Assim Seja".

Porque todas as coisas foram criadas no Sim, no "Amém" de Deus, e a confirmação intelectiva é o Verbo, é o Filho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"E tenho as chaves da morte e do Hades"

Nova Aliança e Nova Lei!

O Dilúvio e os Dinossauros