Escatologia no Antigo testamento - Parte 1
Nesse post,
apresentaremos um estudo de escatologia com base no Antigo Testamento. Devido
ao extenso conteúdo dividiremos em duas partes!
- Cronograma
escatológico
1° Apostasia
2° Chifre
Pequeno
3° A vinda do
Messias
4° Algum tipo
de Arrebatamento
5° A
Ressureição dos Justos
6° Milênio
7° Mundo Futuro
ou Era Eterna
A palavra para
escatologia é לְעֶת־קֵ֥ץ (Daniel 8:17 BHS) que pode significar “o tempo do
fim”. Quando falamos de escatologia judaica, queremos dizer como cada
personagem bíblico, ou como cada um dos 39 livros do Antigo Testamento hebraico
abordam a sua escatologia veterotestamentária sobre o tempo do fim.
Por exemplo,
como Adão e Eva (Israel), Sete, Enos e até mesmo Enoque expôs a sua escatologia
já inserida no primeiro livro de Gênesis, e nos livros proféticos.
Gênesis 3:15
וְאֵיבָ֣ה׀ אָשִׁ֗ית בֵּֽינְךָ֙ וּבֵ֣ין הָֽאִשָּׁ֔ה וּבֵ֥ין זַרְעֲךָ֖ וּבֵ֣ין זַרְעָ֑הּ ה֚וּא יְשׁוּפְךָ֣ רֹ֔אשׁ וְאַתָּ֖ה תְּשׁוּפֶ֥נּוּ עָקֵֽב׃ ס
A palavra:
תְּשׁוּפֶ֥נּוּ
Vejamos o que significa esse termo, em vermelho, na gramática hebraica:
NUM ERNÉRGICUS
– A letra NUM inserida em algumas formas verbais com sufixo. Um fenômeno
semelhante em árabe é usado para representar formas futuras enfáticas. Também
chamado de “NUM EPENTÉTICO”, “NUM INSERIDO” ou os termos latinos “NUM
ENERGÍCUM/EPENTHETICUM/DEMONSTRATIVUM”.
Nota: Em alguns
casos, o “Num” pode ser assimilado.
Portanto, esse termo pode ser utilizado para
representar formas futuras enfáticas, ou seja, pode ser assinalado em uma
perspectiva escatológica mais intensa.
- Vamos para
fontes Rabínicas:
1°) TARGUM DE
JERUSALÉM:
“E será quando
os filhos da mulher considerarem a lei, e executarem (suas) instruções, estarão
preparados para te ferir na cabeça para te matar, e quando os filhos da mulher
abandonarem o mandamento da lei, e não executarem (suas) instruções, estarás
pronto para feri-los no calcanhar e feri-los. No entanto, haverá um remédio
para os filhos da mulher, mas para ti, serpente, não haverá remédio, mas será
que para estes haverá um remédio para o calcanhar nos dias do rei Meshiha.”
- Explicação:
“E
será quando os filhos da mulher considerarem a lei, e executarem (suas)
instruções...”
Aqui fala dos
filhos da mulher que considerarem a lei, ou seja, uma geração de pessoas que
vão ter que viver na prática da lei.
“...
estarão preparados para te ferir na cabeça para te matar ...”
Uma geração de
pessoas que irá fazer uma oposição ao governo do descendente da serpente, que
acreditamos ser o Anticristo. Então, observamos um desdobramento escatológico
já em Gênesis 3.
“...
e quando os filhos da mulher abandonarem o mandamento da lei, e não executarem
(suas) instruções...”
Ou seja, entrar
em estado de apostasia.
“...estarás
pronto para feri-los no calcanhar e feri-los...”
Esse calcanhar
do Messias de Gênesis 3:15 é uma geração de pessoas que se guardarem as leis,
farão oposição ao descendente da serpente, ou seja, o iníquo, o homem do
pecado, o filho da perdição. Mas se eles aderirem ao estado de apostasia, eles
serão “vencidos e feridos no calcanhar”.
Concluindo, no
Targum de Jerusalém temos uma geração, chamada de “calcanhar do Messias”.
Algumas
definições:
- Targum são as traduções, comentários
em aramaico da Bíblia hebraica escritas e compiladas em Israel e Babilônia, da
época do Segundo Templo até o início da Idade Média, utilizadas para facilitar
o entendimento aos judeus que não falavam o hebraico como língua mãe, e sim o
aramaico.
2°) TARGUM DE YONATHAN:
“E porei
inimizade entre ti e a mulher, e entre a semente de teu filho, e a semente de
seus filhos; e será quando os filhos da mulher guardarem os mandamentos da lei,
estarão preparados para ferir-te na cabeça; mas quando eles abandonarem os
mandamentos da lei, estarás pronto para feri-los no calcanhar deles. No entanto,
para eles haverá um remédio, mas para ti não haverá remédio; e eles farão um
remédio para o calcanhar nos dias do rei Meshiha.”
3°) O RABINO
ELIEZER, O GRANDE DISSE:
“Nos tempos chamados
CALCANHA DO MESSIAS (Ikveta de Meshicha ou aproximação do Messias), a
impudência (sensualidade e falta de pudor) aumentará (...) Embora a videira
produza seus frutos, o vinho será, no entanto, caro. A monarquia (Governo) se
voltará para a heresia, e não haverá ninguém para a repreender sobre isso. A
sabedoria dos escribas vai apodrecer, e as pessoas terão nojo de quem teme o
pecado. A verdade (Lei de Deus) estará ausente. A juventude vai envergonhar o
rosto dos anciãos. As relações familiares normais serão arruinadas: O filho
desonra o pai; a filha se levanta contra a sua mãe, uma nora contra a sua
sogra. Os inimigos de um homem serão os membros de sua própria família.” (Mishna
– Masechet Sota 49.b)
Comentário:
É uma questão
escatológica sobre o tempo do fim, onde temos que haverá uma grande apostasia,
que está de acordo com tudo o que foi dito por Jesus. Assim, só em Gênesis
3:15, observamos que já temos basicamente o que conhecemos de escatologia no
Novo Testamento.
- Uma fonte
no Novo Testamento:
Observamos a
seguir, o relato de Enoque o sétimo depois de Adão, falando sobre a “Parousia”
do Messias nos tempos do Antigo Testamento
¹⁴ E destes
profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão,
dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;
¹⁵ Para fazer
juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas
obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que
ímpios pecadores disseram contra ele.
Judas 1:14,15
O interessante,
é notarmos que primeiro ele tem a visão da volta de Jesus, e só depois ele é
arrebatado. Seria isso coincidência?
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