Escatologia no Antigo testamento - Parte 1


Nesse post, apresentaremos um estudo de escatologia com base no Antigo Testamento. Devido ao extenso conteúdo dividiremos em duas partes!

- Cronograma escatológico

1° Apostasia

2° Chifre Pequeno

3° A vinda do Messias

4° Algum tipo de Arrebatamento

5° A Ressureição dos Justos

6° Milênio

7° Mundo Futuro ou Era Eterna

 

A palavra para escatologia é לְעֶת־קֵ֥ץ (Daniel 8:17 BHS) que pode significar “o tempo do fim”. Quando falamos de escatologia judaica, queremos dizer como cada personagem bíblico, ou como cada um dos 39 livros do Antigo Testamento hebraico abordam a sua escatologia veterotestamentária sobre o tempo do fim.

Por exemplo, como Adão e Eva (Israel), Sete, Enos e até mesmo Enoque expôs a sua escatologia já inserida no primeiro livro de Gênesis, e nos livros proféticos.

Gênesis 3:15

וְאֵיבָ֣ה׀ אָשִׁ֗ית בֵּֽינְךָ֙ וּבֵ֣ין הָֽאִשָּׁ֔ה וּבֵ֥ין זַרְעֲךָ֖ וּבֵ֣ין זַרְעָ֑הּ ה֚וּא יְשׁוּפְךָ֣ רֹ֔אשׁ וְאַתָּ֖ה תְּשׁוּפֶ֥נּוּ עָקֵֽב׃ ס

A palavra: 

תְּשׁוּפֶ֥נּוּ

Vejamos o que significa esse termo, em vermelho, na gramática hebraica:

NUM ERNÉRGICUS – A letra NUM inserida em algumas formas verbais com sufixo. Um fenômeno semelhante em árabe é usado para representar formas futuras enfáticas. Também chamado de “NUM EPENTÉTICO”, “NUM INSERIDO” ou os termos latinos “NUM ENERGÍCUM/EPENTHETICUM/DEMONSTRATIVUM”.

Nota: Em alguns casos, o “Num” pode ser assimilado.

 Portanto, esse termo pode ser utilizado para representar formas futuras enfáticas, ou seja, pode ser assinalado em uma perspectiva escatológica mais intensa.

- Vamos para fontes Rabínicas:

1°) TARGUM DE JERUSALÉM:

“E será quando os filhos da mulher considerarem a lei, e executarem (suas) instruções, estarão preparados para te ferir na cabeça para te matar, e quando os filhos da mulher abandonarem o mandamento da lei, e não executarem (suas) instruções, estarás pronto para feri-los no calcanhar e feri-los. No entanto, haverá um remédio para os filhos da mulher, mas para ti, serpente, não haverá remédio, mas será que para estes haverá um remédio para o calcanhar nos dias do rei Meshiha.”

- Explicação:

“E será quando os filhos da mulher considerarem a lei, e executarem (suas) instruções...”

Aqui fala dos filhos da mulher que considerarem a lei, ou seja, uma geração de pessoas que vão ter que viver na prática da lei.

“... estarão preparados para te ferir na cabeça para te matar ...”

Uma geração de pessoas que irá fazer uma oposição ao governo do descendente da serpente, que acreditamos ser o Anticristo. Então, observamos um desdobramento escatológico já em Gênesis 3.

“... e quando os filhos da mulher abandonarem o mandamento da lei, e não executarem (suas) instruções...”

Ou seja, entrar em estado de apostasia.

“...estarás pronto para feri-los no calcanhar e feri-los...”

Esse calcanhar do Messias de Gênesis 3:15 é uma geração de pessoas que se guardarem as leis, farão oposição ao descendente da serpente, ou seja, o iníquo, o homem do pecado, o filho da perdição. Mas se eles aderirem ao estado de apostasia, eles serão “vencidos e feridos no calcanhar”.

 

Concluindo, no Targum de Jerusalém temos uma geração, chamada de “calcanhar do Messias”.

 

Algumas definições:

- Targum são as traduções, comentários em aramaico da Bíblia hebraica escritas e compiladas em Israel e Babilônia, da época do Segundo Templo até o início da Idade Média, utilizadas para facilitar o entendimento aos judeus que não falavam o hebraico como língua mãe, e sim o aramaico.

2°) TARGUM DE YONATHAN:

“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a semente de teu filho, e a semente de seus filhos; e será quando os filhos da mulher guardarem os mandamentos da lei, estarão preparados para ferir-te na cabeça; mas quando eles abandonarem os mandamentos da lei, estarás pronto para feri-los no calcanhar deles. No entanto, para eles haverá um remédio, mas para ti não haverá remédio; e eles farão um remédio para o calcanhar nos dias do rei Meshiha.”

3°) O RABINO ELIEZER, O GRANDE DISSE:

“Nos tempos chamados CALCANHA DO MESSIAS (Ikveta de Meshicha ou aproximação do Messias), a impudência (sensualidade e falta de pudor) aumentará (...) Embora a videira produza seus frutos, o vinho será, no entanto, caro. A monarquia (Governo) se voltará para a heresia, e não haverá ninguém para a repreender sobre isso. A sabedoria dos escribas vai apodrecer, e as pessoas terão nojo de quem teme o pecado. A verdade (Lei de Deus) estará ausente. A juventude vai envergonhar o rosto dos anciãos. As relações familiares normais serão arruinadas: O filho desonra o pai; a filha se levanta contra a sua mãe, uma nora contra a sua sogra. Os inimigos de um homem serão os membros de sua própria família.” (Mishna – Masechet Sota 49.b)  

Comentário:

É uma questão escatológica sobre o tempo do fim, onde temos que haverá uma grande apostasia, que está de acordo com tudo o que foi dito por Jesus. Assim, só em Gênesis 3:15, observamos que já temos basicamente o que conhecemos de escatologia no Novo Testamento.

 

- Uma fonte no Novo Testamento:

Observamos a seguir, o relato de Enoque o sétimo depois de Adão, falando sobre a “Parousia” do Messias nos tempos do Antigo Testamento

 

¹⁴ E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;

¹⁵ Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.

 

Judas 1:14,15

O interessante, é notarmos que primeiro ele tem a visão da volta de Jesus, e só depois ele é arrebatado. Seria isso coincidência?

 




 

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