A expressão "dedo de Deus" é Literal?

 


Começaremos o post com o verso: 

¹⁸ E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus

Êxodo 31:18


Alguns teólogos afirmam que a expressão "dedo de Deus" é literal. E, se o decálogo foi escrito pelo próprio Deus, logo os 10 mandamentos são superiores ao restante da Lei. Apresentarei aqui uma resposta apologética a essa questão. 

Para isso vamos ao conceito de antropomorfismo, que é um recurso linguístico que atribui características humanas a Deus com o propósito de descrevê-lo. Observando a etimologia da palavra, "antropomorfismo" tem sua origem na combinação de duas palavras gregas: "anthropos" (ἄνθρωπος), que significa "homem" ou "ser humano", e "morphe" (μορφή), que se traduz como "forma" ou "imagem". Isto significa que a linguagem antropomórfica atribui certas formas e características físicas humanas a Deus como olhos, boca, ouvidos, mãos etc.

Dito isso, a expressão "dedo de Deus" não deve ser compreendido estritamente como uma referência anatômica, mas sim como uma expressão simbólica que enfatiza o poder e a autoridade divinos. Ao considerarmos a natureza transcendental de Deus, essa expressão antropomórfica, é um símbolo da ação direta e soberana do Criador. As tábuas da Lei não foram simplesmente esculpidas por uma parte física do corpo divino, mas sim que a revelação das leis foi guiada pelo poder supremo e autoridade incontestável de Deus.

Essa expressão antropomórfica pode ser vista como uma maneira de transmitir a santidade e o poder das leis divinas. Reforça a ideia de que as leis não são meramente produto da ação humana ou terrena, mas são oriundas da vontade e autoridade divina. Veja mais alguns versos da bíblia que reforçam essa ideia:

 

- Êxodo 8:19 

"Contudo, os magos afirmaram ao Faraó: “Atentai! Estas são obras do dedo de Deus!” Entretanto, o coração do Faraó permanecia empedernido e também a eles não deu ouvidos, como Yahweh havia predito."

 

- Salmos 8:3

"Quando admiro os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali estabeleceste"


- Lucas 11:20 

"Todavia, se é pelo dedo de Deus que Eu expulso os demônios, então, com toda certeza, é chegado o Reino de Deus sobre vós."


Portanto, é importante reconhecer que essa expressão não deve ser entendida literalmente, como se Deus tivesse um dedo físico. Em vez disso, é uma linguagem figurativa que busca transmitir a ideia da ação direta e soberana de Deus na entrega das tábuas da Lei a Moisés no Monte Sinai.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"E tenho as chaves da morte e do Hades"

Nova Aliança e Nova Lei!

O Dilúvio e os Dinossauros